Luna a criadora do mindim

CARTILHA

CARTILHA
solicite, também em Livros de Luna Di Primo clic na imagem

Pensador

Pesquisar este blog

GRATIDÃO A TODOS QUE PARTICIPAM DA MINHA VIDA

Aqui, duas vidas se misturam e se separam ao mesmo tempo: nasci uma pessoa, apenas, e assim segui até que a escritora poetisa apareceu e se assumiu, sentou e assentou-se, tomou o seu lugar. Daí para hoje tantas águas nos banharam. Águas frescas, quentes, mornas ou pelando corpo e alma; águas frias, gélidas a nos levar à hipotermia. E assim caminhamos por estradas tantas e de tantos pisos como terra batida, terra fofa, cascalhos, pedras, piche, lama e tantos outros trechos. Quero deixar aqui minha sempre gratidão a todos que participam dessa história com visitas de tantos países, de tantos lugares, aos meus blogues. Obrigada pelas estimadas presenças. Prosperidade, amor, paz e alegria a todos, é meu desejo!

MINDIM



MINDIM

MINDIM - poema criado em 2011 pela poetisa Luna Di Primo. A intenção do poema é brincar com as palavras por isso ele é o 3-2-0 e isso é igual 3 versos de ate 2 sílabas e (0) zero, intensidade sonora livre, ou seja, aqui não se fala em sílaba tônica.Sistema rímico, título e elisões são opcionais.
Uso livre das vogais, acentuadas ou não, constantes nas extremidades e entremeios dos versos, ou seja, a vogal não tem valor de sílaba quando não acompanhada de outras letras.
Pontuação de acordo com a forma que o poeta quer conduzir o entendimento da leitura.
Não exigência sobre letra inicial do verso, maiúscula ou minúscula.
Interessante é o uso de palavras que sugerem um sentido e ampliam a compreensão de vocábulos ambientais, particulares, geográficos e etc. Não importa se acontece redundância, desvio da língua culta e demais situações contextuais. O importante é construir um poema significativo e elegante e que suscite a imaginação do leitor. Exemplo:

Mindim
é tao
tantim

tantim = referência = é tão pequeno ou pequenino, tão miúdo ou miudinho. Mensagem: O poema mindim é tão pequenino ou miudinho. Aos olhos e no sentir ficou um poeminha - que quer dizer um poema mínimo - carismático, que conquista um riso, um carinho, enfim, a simpatia de quem o ler.

Monstros
Dormem
Amem!


Fujo!
Do que?
Não sei.


Ave
Canta
Ao leu


Vaca
Branca
Berra


Sono
Se foi
Adeus


Futil
Segue
Pipa


Amor
Demais
Por ti


Crua
Segue
cega


amor
tenho
por ti


monstros
soltos
por aí


doces
lábios
beijei


Amor!
tão bom
você!


Amo
Você
Demais


Você
Em meu
Core


O tempo
dirá
de mim


vem...
sinta a
mulher


 Olhe...
Faça!
Mude!


É belo
o seu
olhar

Embora, composto unicamente em tres versos, com o MINDIM se pode construir verdadeiras cadeias poéticas


A Lua
sorri
de la

la de
cima
sorri

 conta
e assim
canta

a luz
que da
vida

Luz
e vida!
Viver...


Luna Di Primo – Filha das Minas Gerais com bacharel em Ciências Sociais. Especialidades nas áreas de Educação Especial,  Educação Afetivo Sexual e Direitos Humanos. Estudos e empreendimentos direcionados para o Desenvolvimento Humano Formal e Holístico. Tem na poesia o retratar do processo universal. Acredita na expansão dos sentidos para a percepção da vida que, na sua latência esta para a ação, assim como, para a inércia, a depender da mão em que se encontra depositada.
Meu lema: Sou Poeta Sou Liberta Estou Onde Esta A Poesia.
No ano de 2011 conclui essa iluminada criação, esse pequeno poema que batizei com carinho de MINDIM. Uma cria, um filhote que me emociona.

Sou luz
 Lua
No céu

2012 © Luna Di Primo.








PROPRIEDADE INTELECTUAL
Expressão genérica que pretende garantir a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto (seja nos domínios industrial, científico, literário e/ou artístico) o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação. Segundo definição da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), constituem propriedade intelectual as invenções, obras literárias e artísticas, símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos utilizados pelo comércio.

DIREITO AUTORAL
É o direito que protege trabalhos publicados e não publicados nas áreas da literatura, teatro, música e coreografias de dança, filmes, fotografias, pinturas, esculturas e outros trabalhos visuais de arte como programas de computador (softwares). O direito autoral protege a expressão de idéias e reserva para seus autores o direito exclusivo de reproduzir seus trabalhos.

Obras Literárias e Artísticas

A lei que versa sobre direitos do autor no caso da proteção de obras literárias e artísticas é a no. 9610, de 19 de fevereiro de 1998. A instituição responsável pelo registro é a Biblioteca Nacional, definida na Lei n. 5988, de 14 de dezembro de 1973.


 http://www.bn.br/portal/
http://www.museu-goeldi.br/institucional/i_prop_obralit.htm



















ACADÊMICA

ACADÊMICA

ACADEMIA

ACADEMIA

Prêmio

Prêmio

Prêmio

Prêmio

PREMIO

PREMIO

Graça

Graça

super

super

premio

premio

opb

opb

clique na imagem para ver

Agua límpida @ Fonte abençoada @ Luz e Paz eu bebo


POSSO NÃO SER GRANDE MAS ESTOU ENTRE ELES

POSSO NÃO SER GRANDE MAS ESTOU ENTRE ELES.